
Um toque Molecular em Portugal
Nome Completo: José de Avillez Burnay Ereira
Idade: 34 anos
Profissão: Cozinheiro
Hobbie: Escultura/Instalações Comida preferida: Bacalhau à Brás
Qual é o seu Ingrediente Secreto? O sal. O ingrediente mais precioso da cozinha.
Perguntas de Resposta Longa
Foi considerado como uma das grandes referências da cozinha em Portugal. Sente que isso lhe dá mais responsabilidade?
Sim. Sem dúvida que sinto essa responsabilidade e a confiança que as pessoas têm no meu trabalho e na minha equipa leva a que queira ir mais além.
Chef José Avillez

Integrou a equipa do restaurante "El Bulli" em Roses, Barcelona, para um estágio profissional. Como foi estagiar lá e o que aprendeu?
Os três meses que passei no “El Bulli” mudaram radicalmente a minha vida. Foi uma experiência extraordinária. Aprendi a ver mais além, a pensar fora da caixa, o que me permitiu crescer pessoal e profissionalmente. Apaixonei-me ainda mais pela Cozinha.
O que acha da Gastronomia Portuguesa?
É a minha preferida. Sou suspeito…É uma cozinha riquíssima e diversificada. Apesar de sermos um país pequeno, viajamos apenas 100 km e a cozinha muda. Mudam os temperos, os produtos e os sabores. Temos o melhor peixe do Mundo, grandes queijos, grandes enchidos e grandes vinhos.
A cozinha molecular já faz parte de um dos seus restaurantes. Como é que os clientes reagem a esta nova maneira de saborear os alimentos?
Devo dizer que não me identifico com o termo “cozinha molecular” porque de facto toda a matéria tem moléculas. Estamos a falar de física e de química. As técnicas utilizadas como as esferificações, as espumas, as gelatinas frias e quentes são técnicas que deverão ser utilizadas com moderação e sempre contextualizadas de forma a melhorarem o prato. É importante que estas técnicas surpreendam de uma forma positiva e agradem a quem as prova.

Acha que a gastronomia molecular vai ter sucesso em Portugal?
Já está a ter. Sempre sem fundamentalismos e nem extremismos.
O que, ou quem, o inspira?
Por vezes tudo e todos e outras vezes nada nem ninguém.
Para si, quem é o melhor chef de Cozinha / Cozinheiro?
Uma pergunta de difícil resposta…Ferran Adrià foi o cozinheiro que mudou a minha vida.
Na sua opinião, como deve ser um excelente profissional de cozinha?
Trabalhador, com espírito de sacrifício, persistente. Nesta profissão diria que 20% de inspiração e 80% de transpiração.
Muitas vezes acreditar quando os outros já não acreditam.